Gato e banho: Necessidade ou não?





Imagem de gato molhado

As pessoas costumam dar banho nos seus felinos por inúmeros motivos, mas o mais recorrente costuma ser: "ah, porque todo bicho precisa tomar banho". E aí eu te pergunto: Será que precisa mesmo? A resposta é um não categórico, pelo menos não o banho que costumamos dar e muito menos na frequência em que escolhemos. Vou explicar.
Se você fizer muita questão de dar banhos nos seus gatos porque gosta quando eles estão "cheirosinhos", o essencial é que seja num período de três em três meses, banhar muito seu gatinho elimina a camada sebácea protetora do pelo dele e também a vitamina D que ele sempre renova se deitando ao sol.



Seu próprio banho de língua já assume a responsabilidade dessa limpeza diária, obviamente se ele tiver aprontado algo e se sujado (principalmente se for com uma substância perigosa - nesse caso é importante nem deixá-lo ingerir) e você notar que ele não conseguirá remover do próprio pelo essa sujeira, então um banho se torna mais que obrigatório.

Imagem de gato com medo de entrar na água
Uma ressalva: Se o seu bichinho for do tipo da imagem ao lado (que tem horror à água), relute o máximo possível ao impulso de dar banho nele, entretanto, se for o caso, existem xampus secos que não são tão eficientes quanto um banho tradicional (e requerem uma escovação posterior), mas poupam o seu gatinho desse terror e você do estresse que provavelmente passaria tentando dar um banho normal nele.


Algumas dicas:
  • Escolha um bom espaço, nada claustrofóbico para o gato, uma banheira de bebê é o ideal, se for algo pequeno demais você notará que ele ficará muito incomodado.
  • Não molhe completamente a cabeça dele (principalmente as orelhas), molhe um pouco suas mãos e passe ao redor, nada de água direta nessas partes.
  • Diferentemente dos cachorros, os gatos não se sacodem para se secar, então logo após o banho, envolva-o numa toalha para que o líquido seja absorvido, e depois enxugue-o por completo com um pano.
  • É importante lembrar que não se deve molhar o pelo do animal antes de desembaraçá-lo.
  • NÃO use solventes/produtos tóxicos caso o pelo estiver sujo com cola, o essencial é que se deixe secar e tire o máximo possível com as mãos, o resto recomendo cortar com uma tesoura.
  • Para tirar piche - o terror de quem deixa o gato sair de casa - indico aplicação de óleo vegetal ou manteiga para deixá-lo mais macio e logo em seguida retirar com papel absorvente.
  • Obviamente com tantas lambidas para se lavar todos os dias, os gatos engolem alguns pelos e que no geral não fazem mal algum, pois passam sem dificuldade pelo tubo digestivo e são eliminados, mas às vezes formam-se bolas de pelos em seu estomago e nem preciso falar (imagine se fosse com você) como é desconfortável para eles, então aconselho: Se você acostumar o seu felino desde cedo com a escovação, seu animal vai passar a apreciar esse hábito e você ainda vai economizar muito dinheiro que iria gastar com produtos para combater as temíveis bolas de pelo.